Para a realização de exames laboratoriais com resultados seguros é fundamental estar atento e seguir algumas instruções quanto a procedimentos, pré-exame, preparo do paciente e coleta das amostras.

Para auxiliá-lo, separamos as recomendações e instruções de coleta mais comuns. É importante segui-las:

Jejum: para alguns exames, como o Hemograma, o jejum não é obrigatório. Outros exigem jejuns de 4, 8 ou 12 horas. Por Exemplo, se for dosar Triglicerídios, o Jejum deve ser de 12 horas. Verifique no LABOCLIL, com antecedência, o tempo adequado à realização dos seus exames.

No caso de crianças de até 3 anos,o jejum recomendável é de até 4 horas. Em recém-nascidos, a coleta deve ocorrer no intervalo entre as mamadas.

Nos casos de urgência, ou conforme solicitação médica, o jejum para alguns exames pode ser dispensado, porém é fundamental informar à nossa recepção e ao técnico da coleta para que os resultados sejam interpretados adequadamente.

Medicamentos: muitos medicamentos interferem nos resultados. No momento do cadastro dos seus exames, informe todos os medicamentos que fez uso nos últimos 7 dias e se há alguma doença diagnosticada pelo seu médico.

Refrigeração de amostras: alguns materiais necessitam de refrigeração desde a coleta até o momento de entrega na unidade de atendimento do laboratório, no caso de dúvidas, entre sempre em contato conosco pelos nossos telefones, pois teremos prazer em tirá-las. Dieta: na maioria dos exames, os hábitos alimentares devem ser mantidos para que o resultado do exame reflita o estado do paciente no seu dia a dia. Poucos exames exigem dieta especial antes da coleta.

Exercício físico: O LABOCLIL estimula seus clientes e colaboradores a terem uma vida saudável e à atividade física é uma excelente maneira de se conseguir isto! Porém, após a realização de exercícios físicos, diversos constituintes orgânicos podem sofrer alterações fisiológicas, portanto é possível a interferência nos resultados de determinados exames.

Bebida alcoólica: O álcool também pode interferir no resultado de alguns exames, portanto o ideal é que evite ingerir bebida alcoólica 24 horas antes da realização dos seus exames.